Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 17 de maio de 2015

Eu quero saber... FÍSICA!

O que é física?  O que faz um físico? O que estudam? Onde trabalham?

Essas são algumas das perguntas que ouço todos os anos durante meus primeiros contatos com novos alunos.

Quer saber qual a grande vantagem de ser um físico?

Nessa publicação respondo a essas e outras perguntas com auxílio de outros físicos - é minha homenagem ao dia do físico, celebrado no próximo dia 19/05, aos meus eternos professores que tanto me ensinaram, e ao meu aluno e amigo Bruno Louis, que participou muito deste blog e de minhas aulas, e que se tornou calouro do curso de física na UFPR em 2015!


"Sou Físico, e dos malucos mesmo..."
É assim que me defino neste blog... quem me conhece sabe que é bem assim mesmo...

Como sempre falo aos meus pequenos astrônomos, sou formado em física pela Universidade Federal do Paraná. É ai que eu recebo várias perguntas, como: o que faz um físico?  Qual a relação entre físcia e astronomia?  O que devo fazer para ser um físico?

Escrevo essa publicação para apresentar pelo menos parte dessas perguntas.

Inicio com o vídeo do Programa Desafio Profissão, TV PUC-SP, publicado em 25/03/2014, que fala sobre a profissão de físico:



Qual a relação entra a física e a astronomia?  Achei muito interessante outro vídeo que relata esse diálogo entre jovens profissionais destas áreas - assista:

Ainda sobre astronomia, recomendo assistir o vídeo sobre Astronomia Amadora, que foi ao ar em janeiro de 2013 na Globnews:


Quer fazer parte deste time? (como fazer para se tornar um físico)
Físicos são pessoas naturalmente curiosas, dedicados, questionadores, que gostam de aprender sempre - por isso as vezes podem ser meio cabeças duras. De certa forma, diria até que são (bem) diferente das demais... se você se sente assim (como eu !) assista aos vídeos abaixo: 

O primeiro é o programa Vocação, da TV da UFPR, que foi divulgado em novembro de 20013. O vídeo é feito com entrevistas de alunos e professores (alguns foram meus professores, como o professor dr. Irineu Mazzaro, ao qual agradeço sempre por tudo o que me ensinou):

 Obs.: parte dos ambientes que aparecem nesse vídeo fazem parte do programa de extensão FiBra, do qual participei desde a fundação, e aprende muito sobre a prática do ensino de física.

Os dois vídeos abaixo fazem parte do Programa Faz o Quê, da Universidade Federal de Goiás, que fala mais do perfil do físico e como ingressar nesse curso:

 Parte I

Parte II
 

O programa Na real, do guia do estudante, também fala resumidamente sobre o tema:


Por que ser físico?
Publicado em 2014, um dos maiores divulgadores de ciência da atualidade, o físico Michio Kaku, revela no físico abaixo qual a relação da física no nosso mundo real, e por que ele decidiu ser físico - é um vídeo mais longo mas recomendo assistirem pois é muito motivador ouvir um físico contando sua história e seu trabalho!!! (talvez você sinta-se surpreendentemente familiarizado com muitos dos relatos que ele fará...eu me sinto!)



Físicos Famosos
Além do professor Michio Kaku, outros físicos famosos que sempre cito nesse blog são Carl Sagan e Marcelo Gleiser (clique em seus nomes para abri várias publicações que falo sobre eles).

É provável que ao falar em física venha a sua mente a imagem do mais famoso físico de nossa era - Albert Eintein. Sua proeza foi não só conseguir compreender o mundo de formas diferentes, mas expor suas ideias de maneira que as pessoas entendessem e o respeitassem - por isso ele "se intrometeu" em várias áreas do conhecimento além das ciências....  Inúmeras frases inspiradoras sobre vários temas diferentes (inclusive sobre o relacionamento humano) estão divulgadas na internet... A frase abaixo é uma das quais mais me motiva a estudar ciências, e espero que motivem a voces também:


Encerro essa publicação com uma frase de outro físico que é um dos meus heróis contemporâneos (no caso, Marcelo Gleiser, a quem tive a honra de conhece-lo pessoalmente):




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.