Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Mapa do Big Bang

Registro nessa publicação o trabalho de elaboração de Mapa Conceitual sobre a teoria do Big bang que realizei com minhas turmas do 5º ano.


Foi uma atividade muito participativa e interessante, pois foi possível materializar o conhecimento aprendido pelos alunos durante as aulas que tanto falamos sobre esse tema.

Segue nessa publicação o roteiro desta atividade...


Mapas conceituais são ferramentas poderosas para avaliar como os conceitos estuados foram relacionados "na cabeça" de cada aluno. Eu já ministrei cursos sobre o tema em minha escola (falei sobre isso no passado). 

Nesse ano, frente ao grande volume de informações que discutimos sobre a teoria do Big Bang, decidi aplicar a metodologia dos mapas com meus pequenos.

Num primeiro momento, levantamos termos, palavras, conceitos que cada um associava ao tema estudado. Enchemos o quadro em uma das turmas (em torno de 50 itens).

Depois, em conjunto, analisamos a pertinência de cada termo e se havia alguma discordância sobre eles ou não. 

Então, pedi para que copiassem os termos e suas agendas, e cada um deveria trazer pelo menos 6 imagens associadas a essas palavras na próxima aula. Poderiam ser impressas, recortes de jornais, revistas e desenhos.

Confesso que essa parte demorou pelo menos 2 aulas para que todos trouxessem as imagens.... mas depois da insistência, foi possível dar continuidade ao trabalho...


Com as imagens em mãos, as expomos no chão da sala para que todos pudessem visualizar todo o que foi trazido pela turma. A imagem abaixo ilustra essa etapa:
  


A próxima etapa foi montar no quadro a sequência de conceitos (de acordo com a lista de termos que levantaram na etapa anterior) de acordo com o que eles lembravam do que foi aprendido sobre a teoria do Big Bang. Essa etapa foi bem participativa, e todos contribuíram, dando sugestões referente a ordem mais adequada que cada termo deveria ocupar.

Quando todos concordaram com a sequência, iniciamos a procura de imagens associadas a cada termo, e as organizamos no chão da sala, formando uma sequência (raciocínio) coerente com a teoria sobre a formação do universo. As imagens abaixo ilustram esse processo:

  


Na sequência, novamente pedi a opinião de todos: fizemos a leitura das imagens para confirmar se as figuras escolhidas expressavam corretamente a ideia, e se estavam na ordem correta dos eventos. Não foram necessárias muitas intervenções - tanto eu quanto os alunos fizeram poucas. Dessa forma, passamos para próxima etapa: colar as imagens no painel, conforme ilustram as imagens abaixo:

        
  


Até aqui foi preciso 1 aula inteira. Na aula seguinte, colamos as imagens no mapa... Ufa! essa etapa foi bem agitada, pois todos queriam fazer alguma coisa... colar as imagens, escrever os termos de ligação, decidir qual a cor da caneta...  Segue finalmente o mapa quase finalizado:
  

Foi uma grande alegria ao final dessa aula ter lido o mapa e perceber que o conhecimento que adquiram ao longo das últimas 5 aulas tornou-se palpável!


Finalizamos o mapa na aula seguinte (3a aula), quando relemos os textos que forma entregues pelas professoras no início do ano e ao relembrar de conceitos que aprenderam no vídeo (clique aqui para lembrar) adicionamos dados tanto no texto quando no mapa.


Comentário final:
Apesar dessa atividade tomar muitas aulas, falar sobre como tudo surgiu e mostrar ao nossos pequenos até que ponto a ciência pode falar sobre fatos (dados) e teorias (ausência de dados) foi algo facilitado pela construção do mapa. Adicionando linhas do tempo e conectando conceitos, creio que compreenderam que o Big Bang é uma teoria que tenta explicar o surgimento de tudo, ou o ponto que está antes da barreira que é possível se detectar olhando para o céu.

Em alguns momentos, de maneira geral, as discussões se aprofundaram muito, principalmente fomentada pelas percepções prévias de alguns alunos e  pela forma de condução das ideias que segui. Só estando lá para presenciar o fato - PEÇO PARA OS ALUNOS E PROFESSORAS RELATAREM AQUI SUAS IMPRESSÕES E OPINIÕES SOBRE NOSSAS DISCUSSÕES!!

Valeu galerinha!!

3 comentários:

  1. Sou a Gabriella do 5ºano C.
    Eu adorei fazer este trabalho, eu aprendi muito sobre a teoria do Big Bang.



    ResponderExcluir
  2. Sou a Vitória do 5ºano B.
    Adorei fazer esse trabalho. Aprendi muitas coisas interessantes sobre o universo. Gosto muito das aulas de Astronomia!

    ResponderExcluir
  3. GOSTO MUITO DAS SUAS AULAS DE ASTRONOMIA E MUITO LEGAL MAIS EU GOSTEI DO TRABALHO QUE NOS FIZEMOS EM SALA DE AULA E TAMBÉM GOSTEI DA SUA AULA ANTERIOR. ANNA 5B

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.