Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mitos sobre Plutão (atualizado)

Com a passagem da sonda News Horizons por Plutão é hora de desvendar alguns mitos desse pequeno, congelado e distante planeta... 

Será que lá é realmente frio o tempo todo? Plutão tem ar? Ele tem dia e noite (ou seja, um momento de claridade de escuridão?) Dá para ver todas as suas luas de sua superfície?

Acompanhe nessa publicação algumas revelações desse mundo que tanto mexe com a imaginação de todos nós!


Após seus quase 10 anos de viagem a sonda News Horizons alcançou seu destino primário: o ex-planeta Plutão (atual planeta anão). O vídeo abaixo relembra a aproximação dessa nave, que aos pouquinhos foi nos revelando as faces desse estranho mundo, e auxiliando os cientistas a desvendar alguns de seus segredos:






Enquanto os cientistas esperam pelos dados que a sonda coletou em sua passagem, relaciono abaixo alguns mitos sobre Plutão e suas luas:


Mito 1: sobre seu nome
Apesar da grande semelhança de nomes, Plutão não foi batizado em homenagem ao personagem da Disney,.... Conformei revelei nessa publicação, numa das fotos da sonda News Horizons dá até para desenhar o personagem na superfície do planeta... mas isso não passa de uma grande brincadeira!

O personagem da Disney, batizado de Roover, foi lançado em 1931, 1 ano após a descoberta oficial do planeta, que, naquela época, já havia sido batizado - o nome Plutão foi dado por uma estudante de 11 anos! Clique aqui para saber mais sobre essa história.



Mito 2: sobre seu tamanho
Apesar de transitar por uma região de gigantes, Plutão é um planeta muito pequeno. Na época de sua descoberta, imaginava-se que ele deveria ser grande, como Netuno ou Urano... Devido a sua grande distância e dificuldades de observações, seu tamanho era um tema que mexia com o imaginário dos cientistas.

Com a evolução dos telescópios foi possível melhorar a precisão da medida do tamanho de Plutão ao longo dos anos. De 1930 pra cá seu tamanho só diminuiu, surpreendendo a comunidade científica. A imagem ao lado é um comparativo aproximado, "com números redondos", do diâmetro de Plutão e de Caronte, sua maior lua. Em comparação com a Terra e a nossa Lua,  Plutão é ligeiramente menor que nosso satélite natural.




Mito 3: é escuro o tempo todo
Apesar de esta a mais de 4.8 bilhões de quilômetros do Sol, e nossa estrela ter um brilho muito tênue ao meio dia por lá, ainda sim sua luz atinge o planeta e o deixa com um ar sempre cinzento de "fim de tarde"... "Dá para ler um livro perfeitamente". É o que afirma o chefe da missão Alan Stern. 

Apesar dessa distância astronômica, ele não está tão longe para ficar imerso em escuridão contínua. Para um observador na superfície de Plutão, o Sol se parece 1000 vezes mais fraco do que aqui na Terra. Ao lado uma ilustração dessa paisagem, com o Sol à direita, e Caronte a esquerda.

Além disso, devido a rotação do planeta, Plutão também possui dia e noite, apresentando uma variação entre o claro e o escuro... Mas a duração do dia por lá é diferente: 1 dia em Plutão (passagem dia-noite) equivale em torno de 6.4 dias dias na Terra...



Mito 4: mundo de gelo?
Estando a essa distância da fonte primária de calor do sistema solar, a temperatura média do planeta não poderia ser outra, senão muito baixa... é próxima a -229ºC! 

Sua superfície é congelara sim, mas de vários tipos de gelos, incluindo nitrogênio e metano - além de água.

A densidade de Plutão é duas vezes a da água, o que revela que o planeta anão é formado por rochas (em torno de 2/3) e gelo (1/3). Sendo assim é mais preciso dizer que Plutão é um mundo rochoso coberto por gelo.



Mito 5: Sem atmosfera! (?)
Não é verdade....Desde 1980 sabe-se que Plutão possui uma atmosfera similar a da Terra, rica em Nitrogênio, com traços de monoxido de carbono e methano. Porém, é muito tênue -  equivale a 10 % da nossa. 

A New Horizons detectou que sua atmosfera é bem espalhada, ocupando um volume maior que 350 vezes a do pequenino planeta, o que equivale a 7 vezes o raio de Plutão.

Ao lado, uma montagem que representa melhor esse mundo.


Mito 6: Plutão já foi uma lua de Netuno
Essa é uma teoria antiga, que se tornou popular logo depois de sua descoberta. Foi descartada em 1965, quando pesquisadores encontraram uma ressonância orbital entre Plutão e Netuno: esses dois planetas estão conectados em suas órbitas de tal maneira que nunca se encontram. Sendo assim, nosso astro do mês nunca poderia ter sido uma lua de outro mundo...


http://pluto.jhuapl.edu/common/content/What-We-Know/images/Pluto-WhatWeKnow-InsideStory.jpg



Mito 7: Órbita única!
Sua órbita é muito eliptica e inlcinada: quando está mais próximo do Sol encontra-se a 4.43 bilhões de km, e quando mais afastado, a 7.31 bilhões de km. O plano de sua órbita está a 17º com relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol.

A órbita de Plutão é a mais diferente de todos os planetas - mas não é o único objeto que é assim... Deste 2006 vários objetos vem sendo observados com o mesmo comportamento orbital. Todos eles compõem uma região do espaço chamado de Cinturão de Kuiper, sendo Eris e Haumea os maiores desses objetos.





E ai : o que achou de desvendar alguns dos mitos a cerca de nosso astro do mês??




Fontes:

Um comentário:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.