Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Encontro de Jornada nas Estrelas reúne fãs em Curitiba

No último sábado, dia 11, ocorreu em Curitiba o 19º Trekcon, encontro tradicional dos fãs de Jornada nas Estrelas.

O evento é promovido pelo fã-clube Federação dos Planetas Unidos e tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba

Como fã incondicional da série, estive por lá com minha família para prestigiar o evento... Deixo aqui meu convite para o encontro do ano que vem, quando será comemorado os 20 anos dessa convenção, e os 50 anos da série.

Fãs...
Como muitos aficionados por ciências, adoro ficção científica desde pequeno. Mas foi só lá pelos 15 anos que tive meu primeiro contato com a série Jornada nas Estrelas....A descobri por acaso, "por acaso", enquanto zapeava pelos canais da TV. Naquela época, a série era exibida semanalmente na programação da extinta TV Manchete (é o tempo passa...) e pois na CNT, Record e Bandeirantes.

Mas foi só na faculdade, lá pelos meus 18 anos, que tive a real noção da importância dessa série: numa das várias conversas sobre ficção científica que tive com meu professor  de cálculo (Adonai Santana), descobri outras variações do tema, além da série original que estreou nos Estados Unidos em 1966

Jornada nas Estrelas chegou ao Brasil no final daquela década e conquistou uma geração de crianças e jovens, que até hoje cultivam a paixão pela ficção científica. "A nova geração" (The Next Generation), Voyager, Deep Space Nine, Startek... eram outras sérias "atualizadas" e com outros temas sobre Jornada nas estrelas.

Compartilho abaixo o tema de introdução da sére A nova Geração, que me arrepia toda vez que ouço:




Dos tempos de faculdade para cá posso garantir que já assisti a todos os episódios de todas as séries! E sempre quis participar de um encontro de fãs, como a Trekcon, que ocorreu em Curitiba nessa semana. Fiquei muito feliz por estar lá com minha esposa (que em alguns momentos já deixei esperando até acabar um episódio ou outro) e minha filha (que logo logo aprenderá o cumprimento vulcano). Compartilho nossas fotos com outros fãs que la estavam devidamente trajados:


Fã Clube USS Venture


Nos com uma Andoriana (a esquerda) e uma guerreira Klingon (a direita)
(desculpem meninas, mas esqueci seus nomes!!!)


19º TrekCon
Nesse ano a Trekcon prestou várias homenagens ao ator Leonard Nimoy, intérprete do (talvez mais) famoso personagem da série, o vulcano sr Spock. Nimoy faleceu em março, aos 84 anos, em sua casa na Califórnia, vitima de problemas respiratórios, como falei nessa publicação.

Foram apresentadas palestras, filmes, e vários fãs estiveram presente - a prefeitura informa que mais de 500 pessoas passaram pelo local. Veja algumas fotos desse evento:

   
  

O organizador desse evento, Roberson Maurício Caldeira Caldas, fala sobre a influência de Jornada nas Estrelas na vida das pessoas::




E fala também sobre o ícone Spock:




Para você que é um (futuro) fã, faço meu convite para participar desse encontro aqui em nossa cidade no ano que vem, quando será celebrado os 20 anos de encontros da Trekcon em Curitiba. O evento coincidirá com os 50 anos da série - espero que seja um evento e tanto!

Por hora, recomendo acessar sites sobre Jornada nas Estrelas e fãs clubes:


Aos Curitibanos: O grupo de Curitiba, denominado Federação dos Planetas Unidos, é um dos mais atuantes do Brasil, e realiza anualmente o encontro que atrai também trekkers de outros estados brasileiros. Sempre promove encontros na cidade para falar sobre o tema e fazer mostra de filmes e episódios. Acompanhe as datas e locais pelo site acima.



E você: já conhecia a série Jornada nas Estrelas? Qual personagem mais gosta? Lembra o nome de alguma das naves? Deixe seus comentários nessa publicação...


Vida longa e próspera!



Fontes:

2 comentários:

  1. Assisti desde o início nos anos 60, a série e, quanto mais idosa fico (agora com 70) mais sou fã dos filmes e da série. Espero com ansiedade a vinda de Sem Fronteira no Brasil. Tenho em DVD todos os filme e quase toda a série original.

    ResponderExcluir
  2. Ola Anônima!
    Fiquei muito feliz com sua participação!!
    Meus sensores de longo alcance não identificaram sua localização... de onde você é? como chegou ao blog??
    Seja bem vinda e sinta-se sempre a vontade em interagir conosco!!
    Registro que também possuo todos as séries em DVD, e também aguardo "Sem Fronteias" (cujas filmagens iniciaram este mês) e a nova série "StarTrek Discovery" prometido para 2017 ...
    Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.