Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Julho é o mês de Plutão!

Viveremos ao longo do mês de julho mais um momento histórico em nossa jornada rumo às estrelas: a sonda New Horizons chegará à Plutão, após viajar por quase uma década pelo sistema solar!

Esse mundo gelado e tão longínquo pode guardar segredos sobre a formação do sistema solar que nenhum outro mundo poderia nos revelar.

Divulgo nessa publicação alguns videos que ilustram belas imagens sobre esse inóspito planeta, as expectativas dos cientistas e o que já foi descoberto até o momento com essa missão.


Cada planeta é diferente um do outro, e trazem belas surpresas para os cientistas.

Talvez Plutão seja o que mais aguça a curiosidade dos astrônomos por estar numa região do sistema solar com comportamento bem distinto das demais. A começar por ser um corpo pequeno e com várias luas, sendo uma delas quase do tamanho do próprio planeta.... Como podem ter se formado? Que segredos escondem?

Foi para responder essas e muitas outras perguntas que a sonda New Horizons foi enviada ha quase 10 anos atrás para revelar alguns dos segredos ocultos desse mundo tão distante. 

Para ilustrar as vastas distâncias e desafios dessa jornada, divulgo abaixo uma breve animação, com algumas imagens reais dessa viagem (dica: ative a legenda para traducao do video):



Abaixo, segue outra animação feita pelo portal Cosmos News que ilustra as etapas da missão e fotos reais tiradas pela sonda ao longo do caminho:


A missão é de responsabilidade da NASA, que divulga periodicamente informações atualizadas recebidas da sonda. Divulgo abaixo dois vídeos que revelam belas imagens captadas pela New Horizons dessa distante região de nosso sistema solar (dica: ative a legenda para traducao do video).

O primeiro publicado em 23 de junho faz a contagem regressiva para o distante planeta:



O segundo vídeo, de 16 de junho, revela os dados obtidos ate esse momento da missão, e o que os cientistas esperam conseguir compreender com a passagem da sonda New Horizons pelo planeta:



Encerro essa publicação com um documentario que gosto muito: prepare suas malas, e faça uma viagem com o guia de viagens interplanetária rumo a Plutão:




O que achou de conhecer esse mundo misterioso? Deixei suas impressões e expectativas registradas nessa publicação!

Fontes:
NASA, CBN, CosmosNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.