Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Olá Plutão!

Após 10 anos de viagem pelo sistema solar a sonda New Horizons alcançou o mais remoto planeta de nosso sistema, finalizando a primeira fase de nossa exploração do universo.

A sonda passou a apenas 12 mil km de Plutão, e coletou uma quantidade de dados que levarão 16 anos para serem enviados a Terra!

A foto ao lado talvez reflita a melhor mensagem de boas vindas que poderíamos ... Não é montagem - é a foto da superfície de Plutão, registrada pelas lentes da New Horizons, na manhã do dia 14 de julho.

A missão não acaba aqui - quer saber o que já aprendemos e espera-se aprender com essa ela?

Plutão: o momento histórico
Ao completar sua viagem de quase 10 anos pelo sistema solar e mais de 5 bilhões de quilômetros percorridos, a sonda New Horizons alcançou na manha desta terça, 14 de julho, as 07h49 no horário de Brasília, sua máxima aproximação à Plutão. 

A sonda, que tem o tamanho de um piano, fez um rasante incrível, a 12 400 km da superfície do planeta, e registrou com suas poderosas lentes detalhes inimagináveis dessa longínqua localidade congelada. Simultaneamente, outros sete instrumentos registravam tudo o que podiam: foram mais de 400 fotos em alta resolução, e uma grande quantidade de dados espectroscópicos e magnéticos tomados em tempo recorde, que levarão mais de 16 anos para serem enviados por completos para a Terra, pois a comunicação com a nave ocorre a uma taxa de apenas 56kbps, e com atrasdo de 4,5h.

A animação abaixo criada com imagens reais da sonda resume essa longa jornada.

Apesar da longa viagem, a New horizons não fará "paradas" em Plutão. A missão não prevê uma órbita ao planeta, uma vez que a sonda viaja a mais de 50 mil km/h, e seria uma grande perda de energia tentar colocar a nave numa rota estável ao redor de Plutão. Ao invés disso, irá continuar sua jornada para investigar outros objetos similares que desconhecemos até o momento.

A coleta dos dados
Todas as operações foram feitas "às cegas", sem intervenção humana, executadas automaticamente pelo computador de bordo, que recebeu dias antes as instruções do que deveria fazer em cada momento durante da máxima aproximação.

A sonda fará um voo automático de reconhecimento, coletando o máximo de imagens e dados ao passar por Plutão e suas cinco luas conhecidas: Caronte, Styx, Nix, Kerberos e Hydra. A imagem ao lado ilustra essa trajetória.

A expectativa da equipe de controle aqui na Terra era grande, pois não poderiam perder nada nessa única oportunidade de passar por ali. Na manhã dessa quinta, 15, a primeira imagem em alta resolução da superfície do planeta e um conjunto de dados foram recebidos, e a euforia foi grande no centro de controle da missão no laboratório de física aplicada, na universidade Johns Hopkins, em Maryland, EUA, confirmando que a New Horizons estava seguindo sua viagem conforme o planejado.

As primeiras imagens revelaram que Plutão é maior do que pensávamos: possui 2.370 km.  Ao lado, uma ilustração que compara o Plutão e sua maior lua, Caronte, com nosso planeta.

Uma longa jornada
A chegada da New Horizons a Plutão abre uma nova frente de estudos sobre a formação do Sistema Solar, pois fornecerá aos cientistas as pistas que podem estar faltando para a compreensão sobre formação do do próprio sistema, de outros objetos menores (como Plutão) e também se algum tipo de vida pode ter se desenvolvido em ambientes tão hostis como esse.

Em 2018 a sonda alcançará outro objeto dessa região e novos dados serão enviados - prometo mante-los informados sobre essa nova etapa da jornadas pelas estrelas!


P.S.: para os que viram um coração na imagem de boas vindas, recomendo observar atentamente....




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.