Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Encontros astronômicos na semana do Eclipse

Essa é uma publicação diferente.... apesar de estar relacionada com astronomia (obvio), não falarei dessa vez sobre eventos de astros no céu. Quero falar sobre astros que fazem parte da minha formação. 


Ao longo dessa semana tive o grande prazer de estar com eles juntos, compartilhando o mesmo instante no espaço-tempo. A foto ao lado eternizou essa "singularidade"...

É para explicar e eternizar a meus amigos e alunos o profundo significado desse momento que escrevo essa publicação. Por hora apenas expresso meu MUITO OBRIGADO!



Apesar de não ter visto o eclipse pessoalmente, (mas o acompanhei por transmissões web) ao longo da semana que o antecedeu me preparei bem para o evento.

Na segunda, dia 21, tive o grande prazer de assistir a palestra de meu professor e amigo dr. Mario Sérgio, na UTFPR, sobre o eclipse Total da Superlua, cujas "informações importantes" por ele apresentadas serviram-me de inspiração e fonte de pesquisa para escrever a publicação sobre o fenômeno. VALEU MÁRIO!!!!  Ao lado, foto em um dos momentos do evento.

Mário: Confesso que sempre aguardei pelo momento de ser seu aluno, e com grande carinho e respeito, te agradeço por tudo o que me oportunizou nos breves - porem profundos - momentos ao londo do mestrado! Saiba que seu cuidado e real esforço por uma aprendizagem significativa, que traduz-se pelo seu método de ensino, é um exemplo a ser seguidos por todos os educadores, não só em ciências.... mais uma vez, OBRIGADO!


No dia seguinte foi o momento de presenciar um evento que ha tempo estava aguardando: a palestra de meu amigo (e ídolo!) dr. Felipe Braga Ribas, o "sr dos anéis", sobre sua descoberta que entrou para história da astronomia: ele fez uma grande descoberta, liderando uma equipe de mais de 60 pessoas espalhadas pelo mundo para realizar observações de um pequeno objeto que orbita a região entre Netuno e Urano: Chariklo, o primeiro objeto pequeno o sistema solar a ser detectado com anéis! Falei sobre sua descoberta, publicada na Nature,  nessa publicação.... 

Registro aqui o grande orgulho que tenho de meu amigo Felipe, pois alem de termos estudados juntos no curso de Física na UFPR, os caminhos que ele escolheu seguir o levaram com méritos a essa grande conquista de renome internacional. Ao lado, nossa foto em um encontro na casa dele, com os prêmios que ele ganhou com sua pesquisa (cujos detalhes irei registar em breve...). 

Outro grande amigo da faculdade (e quase sócio!!) fez parte da equipe: Rafael Sfair de Oliveira. Gostaria que ele estivesse presente para completar esse momento... falo sempre de vocês, "Fê" e "Rafa" em minhas aulas, e meus pequenos não me deixam mentir!!!  (Fiquei muito feliz ao "rasgar aquela redonda" com voces!!)


No mesmo dia da palestra de Chariklo fui ainda agraciado com um grande (re)encontro que compartilho com a foto ao lado. 


No centro está meu ex-aluno Bruno, que desde o 9o ano já despontava seu interesse pela Física... Sinto-me de certa forma "o culpado" por isso, pois sempre conversamos muito sobre física devido ao interesse que ele demonstrava em sala e fora dela. Espero que o convite que fiz a você, para ouvir a palestra do Felipe, tenha sido realmente proveitoso... como eu sempre digo, é inspirador ouvir físicos falando sobre ciência!  A você que inicia os caminhos desse curso (já que foi um dos calouros em física da UFPR desse ano!), espero que momentos como esse auxiliem na sua formação não só na física, mas principalmente humana, como você já vem demonstrando experimentar na faculdade!  

(recado ao meu aluno LEO:  faltou você aqui!!!)


Nessa mesma imagem está à esquerda o MEU professor de matemática do 9º ano (8ª série), João Carlos de Oliveira, que cursava física naquela época. Ele foi um dos responsáveis pela minha decisão profissional.... Apesar de nunca ter lecionado física, nossas conversas sobre ciências exatas foram decisivas para que 3 anos depois eu estivesse na federal. Guardo com muito carinho e respeito sua dedicação comigo, "Gugu"!!

(é da mesma forma que relembro do professor Chicho, com o qual colaborei com o curso de astronomia que ministrava para a 4ª enquanto cursava o ensino médio, com á "tia Liliam", com quem aprendi a delícia do método científico, e á professora Geralda Collen, com quem me revelou a certeza de que a área de humanas não era a que eu queria seguir...rsrsrs...) 




É por isso que encerro essa publicação, com grande alegria, identificando os astros presentes nessa foto de grande importância pessoal que abre essa publicação:


Da esquerda para a direita: aquele que me apresentou o curso de física, meu incentivador, prof. João Carlos de Oliveira;  Prof. dr. Mário Sérgio, cuja postura e esforço educacional é inspiradora e exemplar;  dr Felipe Braga Ribas, meu amigo e ídolo, um dos recentes astros da Astronomia mundial!;  Eu, segurando a barriga para não revelar tamanho peso da responsabilidade;  o Calouro de física da Federal, meu ex-aluno e amigo Bruno, cujos passos sinto ter contribuído a trilhar.    UTFPR, 22/09/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.