Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A Super lua de sangue desse domingo (Eclipse Total da Lua no Perigeu)

Se você tem algum programa para a noite do próximo domingo dia 27, esqueça! Testemunharemos um evento astronômico raro: é um eclipse total da Lua em sua maior aproximação com a Terra.

A Super Lua de Sangue, assim chamada por sua proximidade e coloração alaranjada, será visível em todo o país - se as condições meteorológicas permitirem....

Compartilho nessa publicação "informações importantes" que meu professor do mestrado UTFPR e amigo Mário Sérgio assim chamou ao longo de sua palestra que presenciei na segunda a noite sobre o evento (foto ao lado)

Mário: obrigado por mais essa oportunidade - é sempre bom (ver e) ouvir físicos falando sobre temas assim...

O evento (quando ocorrem os eclipses?)

A partir das 21h12min do próximo domingo, 27, a Lua passará por uma região de sua órbita muito especial: ao longo de 5 horas, atravessará uma região do espaço que será encoberta pela sombra da Terra. A ilustração ao lado revela essa posição (no canto esquerdo inferior).

Preste atenção novamente na imagem: na parte superior direita a Lua está numa posição oposta, mas dessa vez, criando uma região de sombra na Terra.

Essas duas regiões da órbita da Lua ao redor da Terra chamam-se NODOS. São muito especiais, pois é quando a Lua passa por elas que os eclipses ocorrem. 

Um eclipse é chamado LUNAR quando a Lua passa pela região de sombra da Terra - isso quer dizer que a Lua foi ocultada, eclipsada, pela Terra.

Um eclipse é SOLAR quando a Lua passa pela região entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra na Terra que oculta, eclipsa, o Sol.

Veja se você aprendeu: de acordo com as definições acima, observe a imagem ao lado e responda se ela ilustra um eclipse solar ou lunar.

É importante falar que o evento observado é diferente dependendo da localidade em que o observador está. A imagem acima revela isso: observe a sombra da Lua formada na Terra - ela não abrange todo o planeta, apenas aqueles locais onde a sombra atinge é que observação o eclipse do Sol.


Essa explicação fez parte de uma das "informações importantes" que meu professor e amigo Mário Sérgio T. Freitas apresentou ao público em sua palestra do dia 21/9 na UTFPR. Na foto ao lado, ele (no canto esquerdo inferior) em um dos momentos introdutórios de sua fala.



A segunda explicação importante associada com a imagem acima está relacionada com a inclinação do plano orbital da Lua com relação ao da Terra: o movimento de translação da Lua ao redor da Terra está 5º inclinado com relação ao plano da translação da Terra ao redor do Sol. A imagem ao lado ilustra essa informação.

Isso faz com que em certos momentos a Lua esteja "um pouco acima ou abaixo" do plano de órbita da Terra ao redor do Sol, o que tornaria impossível a ocorrência de um eclipse pelo fato da Lua não ser ocultada. Na imagem ao lado fica claro que na posição à esquerda e à direita o alinhamento Terra - Sol - Lua não é possível, e por isso nessas situações, eclipses não ocorram. Já na posição à cima e à baixo da imagem, o plano da Lua cruza o plano orbital da Terra, fazendo que em alguns momentos a Lua passe pela posição de nodos, que falei anteriormente.


Além disso (3ª informação importante), ao acompanhar a translação da Terra, a direção de inclinação deste plano não muda. Isso significa que não é em qualquer momento do ano que a Lua passa pelos NODOS. Por tanto, é por isso que não ocorrem eclipses em todos os meses do ano ou nas fases cheias e nova da Lua. As imagens ao lado ilustram essa situação

Para nós, moradores do hemisfério sul do planeta, a primavera (ou seja, o mês de setembro) e o outono (março) marcam as épocas em que a Lua passa pelos nodos. Por isso, sempre nesses meses temos eclipses observáveis em algum local do planeta.


Uma curiosidade que poucos prestam atenção devido a sua ocorrência não ser global, é que os eclipses solares e lunares sempre ocorrem ao pares, separados de 14 dias. Isso deve-se ao fato da Lua passar pela linha nodal na fase cheia (favorecendo a ocorrência do eclipse lunar) e 14 dias (antes ou depois deste evento) está ponto nodal oposto (favorecendo a ocorrência do eclipse lunar).

Ha 2 semanas um eclipse solar ocorreu, mas chamou pouca atenção na mídia pois foi visto apenas na região indicada no mapa ao lado... (espero que algum pinguim tenha se maravilhado com o fenômeno e publicado suas fotos no face...estou procurando, mas até agora não achei!)



Para Observar Eclipses
Há algumas dicas e cuidados a serem tomados ao observar eclipses.

Observar eclipses lunares é muito simples: basta ficar olhando para o céu e aguardar... Enquanto a Lua adentra a região de sombra da Terra, vai ficando escura. Quando o eclipse é total (ou seja, quando a sombra da Terra encobre totalmente a superfície lunar) ela muda de cor, e passa a ficar avermelhada - por isso é chamada popularmente de "Lua de Sangue". As imagens abaixo ilustram de forma estática e animada essa sequência.


(Fotos do Wikipédia)


A coloração avermelhada deve-se pelo fato da luz Solar atingir a Lua após sua passagem pela atmosfera da Terra. Ao longo do eclipse total a luz que atinge a lua varia de cor, mas é pouco perceptível ao nossos olhos, conforme revela a imagem ao lado.  O tom avermelhado ocorre devido a dispersão da luz ao passar do vácuo do espaço para a nossa atmosfera. E, apesar de bonito, revela um dos constituintes da atmosfera: a poluição! (mas falarei sobre isso em outra publicação...)

Já eclipses solares requerem cuidado: NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA UM ECLIPSE SOLAR, mesmo estando ele ocultado pela Lua, pois as radiações ("luzes") que nossos olhos não vêem podem danificar nossa visão. Filtros adequados (para observação direta) ou telescópios (para projeção em alguma superfície) são essenciais!  


Sobre o eclipse lunar próximo (domingo, dia 27)

O eclipse do próximo dia 27 é muito especial, pois ocorrerá numa condição de maior proximidade da Lua com a Terra. Essa posição chama-se Perigeu.

Esse termo foi outra "informação importante" listado pelo prof. Mário Sérgio. A órbita da Lua ao redor da Terra é quase uma elipse (0,05 de excentricidade), o que significa que a distância média deste astro até nós varia, entre 56 a 65 raios terrestres, o que equivale (aproximadamente) a 356.776 km a 414.115 km (estima-se a média destes valores a distância oficial).

Devido a essa variação de distâncias, a lua "muda de tamanho" aparente no céu. A imagem ao lado revela essa diferença, que infelizmente só seria percebida se fosse possível comparar as duas luas simultaneamente (como na imagem ao lado). A imagem abaixo ilustra essa impressão ao representar a Lua com as pessoas...


É por isso que o eclipse deste domingo será um eclipse especial, pois além de ser total (encobrir totalmente), a Lua estará no Perigeu (ou seja, mais próxima a Terra). Foi esse fato que batizou esta publicação. Este é um fenômeno raro que o último ocorreu em 1982, e o próximo somente em 2033! (assim sendo, presenciaremos mais um momento histórico na astronomia).


Esse eclipse será o último de uma sequência de 4 eclipses totais que começou em abril do ano passado. O segundo ocorreu no dia 8 de outubro de 2014; o terceiro no dia 4 de abril de 2015, e o último será agora, no dia 27 de setembro de 2015. Essa sequência de eclipses totais é chamado de tétrade, e a última vez que isso aconteceu foi entre 2003 e 2004. Nesse século teremos outras sete tétrades ainda - a próxima em 2033...



Dicas para observação (finalmente!!!)

Para finalizar, algumas dicas e o resumo apresentado pelo prof. Mario para observar esse (e outros) eclipse:

- A Lua estará alta no céu. Como estará em sua fase cheia, será fácil localiza-la de qualquer lugar em que estiver.

- Diferente de outros tipos de observações, este não necessita se afastar da cidade para observar o evento.

- A Lua começará a entrar na sombra da Terra as 21h12m. Estará totalmente encoberta próximo da 23h40min e sairá da sombra perto da 1h00min de segunda. Se você ficar acordado até meia-noite e meia já terá visto a parte mais importante do evento.

- O fenômeno é perfeitamente observável a olho nú e por isso não requer o uso de binóculos ou telescópios, apesar deles permitirem observar detalhes da Lua...

- Acomode-se em um local confortável, pois o evento é demorado...

- Tirar fotos podem trazer resultados decepcionantes devido a pouca luz. Recomenda-se usar um tripé e o modo de disparo automático. (tentarei tirar as minhas e depois publico aqui)
Além disso, para melhor captar detalhes (profundidade ótica) o ideal é a luz iluminar o objeto lateralmente (ou seja, nas fases minguantes e crescente), e não de frente (Lua cheia) como nessa ocasião.

- Ter um repelente de insetos e uma boa dose de chocolate quente ou chá (ou um bom suco com esse calor não é??) ajuda a dormir depois!!

- infelizmente a previsão para Curitiba é de céu encoberto, mas um bom astrônomo deve estar sempre preparado para observar o céu!



Ocorrência e Próximos eclipses...

Eclipses ocorrem todos os anos? NÃO! Apesar das imagens que utilizei aqui darem essa falsa impressão, a ocorrência de eclipses é algo dinâmico, e varia ao longo do tempo.


Eclipses lunares ocorrem em média 1 por ano. Ano passado tivemos 4! (veja essa  e essa publicações)

Eclipses solares são mais raros: ocorrem em média a cada 1 ano e meio.

Frente ao nosso conhecimento atual, é possível prever suas ocorrências. A NASA divulga uma  lista de Eclipses dos últimos 400 anos e dos próximos 400.

Mantém ainda páginas especiais para os eclipses de 2015 e os dados  Dados do Eclipse Lunar (nasa, em Inglês)

Recomendo também acessar o simulador de eclipses da NASA, para aprender brincado com essa ferramenta.



Fontes:
Palestra do prof. Mário Sérgio (UTFPR, 21/9), NASA, Apollo11, Wikipedia

Um comentário:

  1. Olá professor sou a Isabelle do 5b.
    Então em quais lugares o eclipse lunar foi visto?

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.