Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Curiosidades sobre a trilogia De Volta para o Futuro

Falta pouco para a chegada de Marty McFly a 2015!


Se você se perguntou "quem??" é provável que tenha menos de 30 anos... ou não tenha lido a publicação que falei sobre 2015 e o filme De Volta para o Futuro...

Pois saiba que é no próximo dia 22 (ou foi?) que a viagem para o futuro acontece!

Registro nessa publicação curiosidades sobre a história desse clássico da ficção científica e viagem no tempo!


A Saga
"Back to the Future" (De volta para o Futuro) é uma trilogia estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd tornou-se um fenômeno mundial, por ilustrar de forma bem humorada sobre as implicações da viagem no tempo.

A Saga conta a história de um jovem - o tal Marty McFly  que falei no início desta publicação - que viaja para o passado numa máquina do tempo construída pelo dr Emmet L. (Larhrop ) Brown, o carro DeLorean ao lado.

O primeiro filme foi lançado em 1985, e nele Marty acaba se encontrando com seus (futuros) pais. A história deste filma ilustra as possíveis implicações  e paradoxos relacionados à viagem no tempo.


Veja alguns detalhes divertidos sobre desta obra dirigida por Robert Zemeckis.


Sobre o Roteiro:


Todos os estúdios rejeitaram o filme por não acreditarem no roteiro (uma vez que os filmes de viagem no tempo da época tiveram desempenho inferior) e no diretor (que era muito jovem e inexperiente na época). 


No Roteiro inicial a máquina do tempo inventando pelo dr Brown seria uma geladeira! Mas logo a ideia foi descartada, para evitar que crianças acabassem escalando as suas geladeiras em casa e se machucando...  Numa outra versão, foi cogitada a ideia de ser algum dispositivo nuclear, mas no final foi utilizada o raio na torre do relógio. 


No filme ‘De Volta Para o Futuro’, há uma pequena homenagem ao diretor Stanley Kubric. Quando Marty McFly conecta a guitarra a uma caixa amplificadora, um painel mostra ‘CRM-114’.  ‘CRM’ refere-se ao decodificador de mensagem do filme Dr. Fantástico (1964); já ‘114’ é o número serial da exploração em Júpiter do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968).


O nome do Doc Emmett Lathrop Brown esconde alguns segredos. O som da palavra ‘Emmett’, quando invertido, é o mesmo da palavra ‘time’, que significa tempo. Já quando as letras da palavra ‘Lathrop’ são invertidas, forma-se a palavra ‘portal’.



Foi necessário construir um velocímetro especial para o DeLorean, já que em 1979 havia uma lei que restringia o limite de velocidade a 85 mph (136 km/h). Para a viagem no tempo seria necessário atingir 88mph (pouco mais de 140km/h). Eles adicionaram um velocímetro digital para indicar com precisão a velocidade do carro.



Um dos produtores, Sid Sheinberg, odiava o título "Back to the Future", pois achava que não fazia nenhum sentido. "Como você vai voltar para o futuro?" Escreveu à Spielberg sugerindo "O Viajante de Plutão", que é o título de um livro em quadrinhos que você vê quando Marty McFly chega em 1955. Spielberg, escreveu de volta, agradecendo Sheinberg por suas considerações, apreciando ser engraçado o "Plutão". Sheinberg tinha vergonha de admitir que ele não estava fazendo piada... Cá pra nós, muito melhor a escolha de Spielberg ne?

Cenas: 

A rua principal da cidade é a mesma do filme Gremlings de 1984.




Quando Marty viaja para 1955 há uma cena que mostra dois filmes em cartaz no cinema: "A boys life" e "Watch the Skies", que são os nomes originais do filme "E.T. - o extraterrestre" e "Contatos imediatos do Terceiro Grau", ambos de Steven Spielberg, que foi o produtor executivo do 1º filme.



Uma das cenas clássicas do filme é a perseguição de skate na praça.Em 1985, era muito difícil encontrar especialistas em skate, já que o esporte não era muito popular. Assim, um dos produtores do filme foi até ‘Venice Beach’, uma praia frequentada por pessoas com hobbies inusitados. Lá ele encontrou Per Wellinder, campeão europeu de skate, que se tornou um dos dublês de Michael J. Fox.


As cenas de skate do 2º filme, com o Hooverskate, causaram grande impacto. As pessoas acreditaram que era real - os atores treinaram muito para manter uma boa coordenação de movimentos. A cena ao lado mostra como foi filmado um trecho do filme. A  empresa Mattel, suposta produtora do dispositivo, chegou até a ser processada por alguns pais que o consideravam perigoso...Levou algumas semanas para esclarecer que era apenas rumor, e que o  hoover ainda não existia...



A cena em que Marty McFly finge ser Darth Vader é bem maior do que a mostrada no filme. Por questão de tempo, partes foram cortadas (mas constam nos extras do DVD). Note que sua arma é um secador de cabelo, enviado do futuro ao passado quando ele usa a máquina do tempo; e ele faz uma saudação vulcana de ‘vida longa e próspera’.


A criação do mundo futurista de 2015 seguiu a regra "2015 como 1985". O designer John Bell queria que os elementos do segundo filme fossem reconhecidos pelo público do final dos anos  1980. Assim, uma caixa de correio continuaria apresentando os mesmos moldes da época, mas com uma interface digital moderna, por exemplo. A cena do posto de gasolina também ilustra essa regra.


A Equipe:

Os atores escolhidos inicialmente não eram os mesmos que aparecem no filme.  Problemas de agenda, outros interesses e até a altura da atriz que interpretaria a Jennifer tiveram de ser (re)pensados pelos produtores do filme - na minha opinião, a escolha feita foi um dos méritos do filme!



Na época em das filmagens, não havia muita tecnologia gráfica. Por isso os atores utilizavam muita maquiagem, cujas sessções duravam horas, e incluíam máscaras de borracha e tinturas. Ao lado uma das cenas onde Marty e Jennifer aparecerm mais velhos, no ano de 2015.


O cachorro que vemos dentro do DeLorean em uma das cenas (como na foto ao lado), na verdade é uma pessoa fantasiada! Apenas as cenas em close são do animal de verdade... Efeitos especiais de Spielgerb...

Além disso, originalmente, o bichinho de estimação do dr era um chimpanzé.Um dos produtores achava que filmes com chimpanzé não dariam certo, e ai Einstein , o cachorro do dr entrou em cena.

Para encerrar....

De Volta para o Futuro ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, além de ter sido indicado para as categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Canção Original (The power of Love)


‘De Volta Para o Futuro’ foi citado em um discurso do presidente americano Ronald Reagan. Ele disse: "‘Nunca houve uma época melhor para se viver - um momento de vibrantes maravilhas e feitos heroicos. Como foi dito no filme De Volta Para o Futuro, para onde nós vamos, não precisamos de estradas"


São tantos detalhes que só assistindo os filmes para entender a influência desse clássico - assista e deixe seus comentários.

Te  vejo no futuro!




Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.