Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Nasa anuncia descoberta de água... em Plutão!

Essa não é uma reedição da notícia da semana passada, mas novamente, é o que a mídia divulgou nessa tarde...

As imagens captadas pela sonda News Horizons, que passou por lá em agosto, revelam estruturas na superfície que parecem "pele de cobra", sinais de água congelada, e uma fina atmosfera azul, como a da Terra!

Assim como no caso de Marte, escrevo essa publicação para apresentar os  detalhes desse anúncio feito pela NASA na tarde desta quinta.


As descobertas
Semanalmente pesquisadores da NASA  reúnem-se com a imprensa para divulgar as descobertas recentes em suas diversas áreas de pesquisa. No encontro ocorrido nesta quinta, 8, apresentaram detalhes da superfície de Plutão revelados pelas as imagens recebidas da sonda News Horizons: que era um mundo muito frio, congelante, todos esperavam... mas foi uma grande surpresa encontrar sinais de água congela por la! Além disso, uma fina camada de atmosfera azulada e uma superfície complexa também foram flagradas. A foto ao lado registra o momento de surpresa do chefe da missão Alan Stern, que havia atiçado os fãs de Plutão nos últimos dias para que ficassem atentos a algo "especial" nas imagens semanais que seriam divulgadas.

Por que não foram percebidos antes? Por como falei nas publicações do mês de julho (como nessa, por exemplo), os dados enviados pela sonda New Horizons ainda levarão pelo menos mais 1 ano para serem recebidos por completo... Isso significa que novas descobertas podem ser feitas.


Água Congelada
Em algumas regiões da superfície do planeta a análise espectroscópica indicou haver concentrações de água congelada. São os pontos em azuis da região em destaque na imagem a abaixo: 



“Grandes extensões de Plutão não mostram água congelada exposta diretamente na superfície. Isso porque ela é aparentemente mascarada por outros tipos de gelo mais voláteis e que estão em quase todo planeta. Entender o porquê de a água aparecer e sua localização exata é o desafio”, explica Jason Cook, especialista da Nasa.

"Nós já esperávamos que haveria água congelada lá, mas estávamos procurando sinais por décadas e não havíamos encontrado nada até agora", tuítou Alex Parker, do Instituto de Pesquisa SwRI, vinculada a missão.

Ao que tudo indica, os locais onde o espectógrafo detectou a assinatura de água congelada correspondem às áreas em que o planeta (sua superfície) aparecem mais avermelhadas - os cientistas estão investigando se há alguma relação entre essa coloração e a concentração de água.


Sabe o que achei mais curioso sobre essa descoberta? É que nos anos 1920 uma empresa norte americara comercializava sua água mineral com o nome de "água de Plutão", que prometia curar doenças e transformam as pessoas em "novos homens"... O slogan está ai ao lado... Será que alguem do passado já sabia desse anúncio? Será que em breve teremos água de Marte ou Plutão nas prateleiras?   [Fonte: Blog VirgoVault]



O Céu é azul!
"Quem iria esperar um céu azulado no Cinturão de Kuiper? É lindo" afirmou surpreso Alan Stern em comunicado à imprensa distribuído pela NASA.

Mas caso algum astronauta esteja em Plutão não conseguirá notar essa cor simplesmente olhando para o céu, como aqui na Terra. A "atmosfera" por lá não passa de uma "leve neblina", presa bem próxima à superfície. E na verdade, as partícula são provavelmente cinzas ou vermelhas, mas a forma como dispersam a luz gera essa impressão de serem azuis.

Aqui na Terra, a tonalidade azul do céu é observada devido a interação da luz solar com as as moléculas do gás Nitrogênio presentes em nossa atmosfera (fisicamente falando, tais moléculas possuem um "tamanho" comparável ao comprimento de onda da luz azul). Esse é um processo ótico chamado de espalhamento (Rayleigh) da luz, que espalha mais a cor azul do que as outras, dando a tonalidade que temos em nosso céu. Em Plutão as partículas são outras, mas suficientemente pequenas para criar uma dispersão semelhante, como revela a imagem acima. A foto divulgada pela NASA foi tratada para que seja possível observar esse fenômeno.


"Pele de cobra"
As fotos de alta resolução recebidas da sonda New Horizons são surpreendentes! Elas revelam detalhes topográficos ainda não observados. Ao lado, um exemplo das estranhas estruturas alinhadas, que se estendem por quilômetros sobre a superfície, e que tem intrigando os membros da equipe. "Tais formações exigirão um bom tempo da equipe... Talvez tenham se formado com a combinação de forças internas e da sublimação do gelo na superfície", afirma Stern.

Em outras regiões uma "textura" parecida com pele de cobra é visível. A imagem abaixo capta essa composição. Tais estruturas lembram dunas, provavelmente resquícios de um lago glacial fraturado. 





Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.