Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A "grande abóbora" que passou raspando pela Terra neste Halloween!


Sábado, dia 31, 15h05min. Esse foi o momento que o asteroide TB145 (na foto ao lado) passou a (apenas) 480 mil km de nosso planeta! Diante dos tamanhos cósmicos, foi de raspão!


Apelidado de "A grande abóbora" (apesar de alguns verem o rosto de uma caveira), o objeto foi descoberto a apenas 1 mês atrás, e levantou novamente as questões sobre como nos prepararmos para um eminente impacto.

Astrônomos do mundo todo acompanharam a passagem deste objeto. Veja as imagens e saiba mais sobre ele - e outros visitantes esperados para esse mês.

Sobre o TB145
O objeto TB145 foi descoberto no dia 10 de outubro pelo observatório Pan-STARRS, no Havai. Sua superfície é muito escura (reflete em torno de 6% da luz que atinge sua superfície). Esse é um dos fatores que dificultou sua identificação antecipadamente. Além disse, é pequeno - estima-se que seu tamanho esteja em torno de 400 metros, e sua massa  em torno de 3 toneladas

Devido a sua órbita alongada de alta excentricidade (0,86 conforme ilustra a imagem ao lado), o objeto viaja a mais de 35 quilômetros por segundo (29 vezes mais rápido que uma bala de rifle de alta velocidade). Ele ainda confunde astrônomos pois essa velocidade ser típica de cometas - por isso, o asteroide do dia das bruxas pode na verdade ser um grande cometa. 

Por todos esses motivos, acredita-se que seja um cometa que perdeu sua volatilidade (materiais que "derretem" com o calor, dizendo de maneira simples...) devido à várias passagens pelo Sol. Contudo, devido a falta de evidências concretas sobre esse fato, o objeto ainda é considerado um asteroide.

Olhando para o céu, astrônomos pelo mundo acompanharam a passagem do objeto.  O mapa ao lado indica o trajeto dele visto pelo hemisfério norte do globo, em especial pela Asia, quando já era noite por lá. Contudo, seu brilho aparente era muito tênue (variando entre as magnitudes de 12 e 10 ao longo de sua aproximação), o que permitia sua visualização apenas com telescópios.




A animação abaixo ilustra a passagem desse objeto pelo céu:



A NASA fez um vídeo que incorpora todas essas informações (em inglês):



Aqui estão as imagens de radar de sua aproximação ao longo deste fim de semana.




O radar é uma poderosa técnica para estudar o tamanho, a forma, a rotação e as feições superficiais de objetos desse tipo. As medidas de radar das distâncias dos asteroides e das velocidades permitem efetuar cálculos que permitem prever a órbita desses objetos. A passagem do TB145 era esperada pelos astrônomos para poderem coletar tais dados sobre esse objeto.


Riscos
Apesar de ter sido classificado como "Potencialmente Perigoso", sua aproximação máxima, que ocorreu nesse sábado, dia 31 de outubro, foi de aproximadamente 480.000 km da Terra, descartando assim possibilidade de impacto com o nosso planeta, como você caro leitor já percebeu (pois estamos aqui!!).


A NASA também informou que que "a influência gravitacional do asteroide 2015 TB145 foram tão pequena que seus efeitos na Terra, seja nas placas tectônicas ou nas marés, foram desprezíveis... assim como não ocorreram efeito significativo na Lua."

Se esse asteroide estivesse em rota de colisão com o nosso planeta, não haveria tempo hábil para evitar o impacto. "Um asteroide com esse tamanho seria muito difícil de ser desviado com um alerta de apenas 20 dias", comentou Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da NASA. E por ser pelo menos 20 vezes maior do que o Chelyabinsk, poderia causar um impacto catastrófico, mas não de forma global, segundo Paul.


Até onde se sabe, a próxima vez que um objeto de grandes proporções passará próximo da Terra será apenas em agosto de 2027, quando o asteroide 1999 AN10, de 800 metros, passará a apenas 385.000 km do nosso planeta, o que equivale a distância média entre a Terra e a Lua.

No dia 13 de novembro já está confirmado a passagem de outro objeto, que falarei ainda nessa semana.

Mas, assim com o TB145, outros corpos ainda não identificados podem estar viajando por ai.... por isso fique atento e sempre olhando para o céu!


Fontes dessa publicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.