Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O universo está morrendo! (E dai??)

Acomode-se, pois o inverno está chegando ao universo!

Com "inverno" quero dizer que a luz do universo está se apagando... toda sua energia irá se esgotar...

Com "acomode-se" quero dizer que isso ainda levará muito, muito tempo....ainda bem não é?

Assim como um "homem de certa idade" senta-se no sofá para recuperar suas forças, o universo está se acomodando para um looongo descanso... 

Você deve se preparar? (ou não?...)

Os fatos
A imagem ao lado revela fotos de nosso universo observável, vistos com diferentes lentes (comprimentos de ondas, do infravermelho ao ultravioleta). Em todas as observações a conclusão é a mesma: capta-se uma diminuição da luz emitida pelas galáxias próximas à nossa.

Os fatos foram coletados pelo projeto GAMA (Galaxy and Mass Assembly) ao longo de 7 anos, e foram utilizados os sete mais poderosos telescópios ativos para observar o céu com lentes capazes de enxergar luzes diferentes, dentre eles o VISTA e o VST, no Chile, e o Wise e o Herschel em órbita.

Ao observar o universo de diferentes formas, é possível captar diferentes formas de energia por ele produzido. As lentes que constantemente ficam olhando para o céu captam uma variada gama de ondas eletromagnéticas, que se estende do ultravioleta (mais energético) ao infravermelho distante.

Essa é maior pesquisa já feita, e mais de 200 mil galáxias foram observadas tanto do espaço quanto de observatórios em terra. Contou com a participação de cientistas de vários países e com a colaboração de agências espaciais internacionais, como a NASA e ESA.

O que esses dados significam?
O estudo demonstra que a produção de energia diminui de forma similar nas diferentes "luzes" (energias) observadas. 

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores compararam a energia emitida por galáxias mais antigas com a emissão de galáxias mais jovens, e descobriram que o índice de formação de novas estrelas caiu pela metade ao longo dos últimos dois bilhões de anos. 

Além disso, perceberam que o declínio da emissão de energia das galáxias coincide com o índice de expansão do espaço. Isso significa que a energia está se dissipando com a expansão do universo, impedindo a formação de novas estrelas que por sua vez geram mais energia através do processo de fusão nuclear.

ATENÇÃO: algumas fontes falam INCORRETAMENTE que as estrelas transformam massa em energia, segunda a equação E=MC2.  ERRADO!!!! O processo de fusão nuclear libera energia ao unir os átomos (falando de maneira simples...), e não converte a matéria em energia... Darei os detalhes corretos desse processo em outra publicação...


Conclusão do estudo
Conforme explicou Simon Driver, um dos cientistas envolvidos no estudo, basicamente, é como se o Universo, sentindo a idade avançada, tivesse se jogado em um sofá, puxado uma mantinha, e estivesse se preparando para tirar uma soneca eterna. Mas não se preocupe, pois, apesar de triste — e um pouco inquietante —, a morte desse velhote ainda vai levar muitos bilhões de anos para acontecer por completo.

Por um longo período de tempo, as galáxias continuarão sua evolução, com estrelas e planetas se formando, a vida - onde quer que seja - continuará. Mas ao redor disso, a energia segurá sua inevitável trilha de dissipação.


"O universo continuará a envelhecer para sempre, e cada vez mais lentamente converterá menos massa em energia, ao passar de bilhões de anos, até que eventualmente, se transforme em um local frio, escuro, e desolado, onde todos os pontinhos brilhantes desaparecerão".


Apesar desse cenário desolador, quero nesse momento lembrar um trecho de uma música de Toquinho e Vinícus para refletirmos:  "como é por exemplo que dá que para entender, a gente mal nasce e começa a morrer". 

Frente a esta certeza, pense sobre a sua vida: o que pretende fazer dela?



Para assistir e refletir (mais).... Para ilustrar a pesquisa e refletirmos o fato, divulgo abaixo dois documentários que retrata o tema.



Fonte

14 comentários:

  1. Achei interessante sobre esse fato de que o universo está morrendo, pois, a cada dia as probabilidades de o universo parar de existir por causa de algum fato científico são muito maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Eduardo!
      O Universo deixar de existir só vai ocorrer devido a um gigantesco (talvez "big"?) evento científico...
      Certamente antes disso ocorrer, é muito mais provável que nossa existência na Terra se acabe, por exemplo, com a colisão de algum meteoro...
      valeu!

      Excluir
  2. Prof, aqui é o Lipe. Pesquisei sobre, e estão falando que as luzes do espaço estão mais apagadas ou "escuras" que de 2 bilhões de anos atrás, e isso significa que o universo está "morrendo" mais rápido do que o esperado pelos cientistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lipe.
      É isso mesmo... a medida que o Universo se expande, a "energia" se "dilui"... isso significa que no passado, as estrelas estavam "mais perto", o que o tornava mais "brilhante"... a tendência no futuro é termos um Universo frio e escuro, como o texto fala...
      valeu!

      Excluir
  3. Dae prof aqui é o Davi. De acordo com algumas pesquisas feitas e algumas lidas em comentários, hoje estão falando que as estrelas presentes no Universo estão menos brilhantes do que antes, quer dizer que o universo está "morrendo" mais rápido do que esperado. E a medida que o Universo se expande a energia se dilui, ou seja, no passado, as estrelas estavam certamente mais próximas a Terra. E comentam que no futuro precisamos nos adaptar drasticamente pois o nosso Universo será frio e escuro.

    ResponderExcluir
  4. Oi prof, é o Bruno Salles do 9ano A, e achei muito interessante esse conteúdo do Universo estar morrendo, e gostaria de saber se tem de alguma forma fazer com que o Universo dure mais tempo do que o esperado .

    ResponderExcluir
  5. ainda bem que estaremos vivos, pois o universo só acabará daqui a uns trilhões de anos mas vamos curtir enquanto ainda podemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai Leo - vamos aproveitar enquanto é tempo!

      Excluir
  6. Felipe 9 ano Integral...
    Professor tenho uma pergunta e um comentário,
    Queria falar que estou impressionado com um descobrimento como esse, não imaginava que a astronomia está tão evoluida para descobrir que o universo um dia irá "Morrer", e nunca imaginaria que seria por esse jeito.
    Minha pergunta: saberia me dizer quanto de luz mais ou menos as galáxias próximas a nossa está perdendo, por ano ou por mês???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Felipe!
      Pois é meu caro, a astronomia (e a ciência em geral) evolui com a sociedade e com a tecnologia... hoje temos ferramentas capazes de revelar-nos informações como essas e muitas outras...
      Sobre a luz das galáxias, elas não "perdem", mas sim, emitem luz... ai depende do seu tamanho, mas é a soma de bilhões de estrelas que compõem cada uma delas..

      Excluir
  7. Oi professor, aqui é o Ulisses, acho que tudo isto embora triste, e que vá demorarar para acontecer era esperado. Claro se esperava que este fim fosse em uma data mais avançada, porém este fim era esperado pelos cientistas por causa desta redução na fusão de átomos nas estrelas e redução de surgimento delas.

    ResponderExcluir
  8. Oii professor, é a Ana Clara do 9A do Colégio Integral.
    Achei o texto muito interessante, não tinha ideia sobre isso estar acontecendo! Mas tenho uma duvida, o fato do universo estar "morrendo" aos pucos, significa que teremos mudanças muito grandes ao longo desses bilhões de anos, que provavelmente irão colaborar para esse 'descanso" do universo, certo? Então gostaria de saber se não ha nenhuma coisa que possamos fazer, atrase ou evite esse "fim".

    ResponderExcluir
  9. Oi professor! De acordo com uma pesquisa, atualmente, as galáxias produzem metade da energia que geravam há 2 bilhões de anos. Falando de outra maneira, isso significa um rápido “apagar das luzes” e as poucas estrelas que nascem não parecem ser capazes de substituir as antigas. É um pouco assustador pensar que o cosmo deixa de brilhar aos poucos...
    Marina Toaldo 9oA, Colégio Integral

    ResponderExcluir
  10. Aqui é o João Guilherme do 9 ano, eu achei o texto muito interessante, nunca veio na minha cabeça de que pode acontecer esse tipo de coisa para o universo.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.