Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dia do inventor! (De volta para o Futuro)

4 de novembro é o dia mundial do Inventor!

Para marcar esta data, escrevo essa publicação utilizando como tema a saga "De Volta para o Futuro", que possui como um de seus ícones, o inventor Emmet Brown, interpretado pelo ator Cristopher Loyd (na foto ao lado).

Aos inventores de todas as idades, meus parabéns!

Registro aqui algumas dicas de leitura e vídeos sobre invenções, inventores e cientistas.


Sobre a data

Esse é um dia para relembrar os grandes inventores existente no mundo. 

Desde a formação da terra, o homem vem se superando com melhorias para o seu dia a dia e da sociedade. Primeiro veio o fogo, depois a roda, a linguagem escrita, falada e ano após ano uma evolução após outra. Um grande marco foi a Revolução Industrial, quando James Watt inventou a máquina a vapor em 1780. Ao lado, selo comemorativo em homenagem a este inventor. Daí por diante as invenções não pararam.

No Brasil, como não citar Santos Dumont, responsável por grandes inventos, como o avião e o relógio de pulso, dentre outros (falarei especialmente sobre ele em outra publicação... ).

A data foi idealizada pelo inventor alemão Gerhard Muthenthaler, com o objetivo de incentivar as pessoas a terem mais ideias para um mundo melhor.

Segundo o autor dessa comemoração, a data deve:
- Encorajar as pessoas a seguirem suas ideias
- Relembrar aqueles inventores cujas invenções são ainda utilizadas
- Motivar inventores do presente, visionários e excêntricos a analisar situações sob diferentes pontos de vistas;
- Estimular a discussão e cooperação;
- fomentar mudanças para nosso futuro.

Saiba mais no site www.inventors-day.com



A grande invenção em De Volta para o Futuro

Foi no dia 5 de novembro de 1955, após escorregar bater com sua cabeça no banheiro de sua casa, que o cientista Emmett Lathrop Brown teve sua visão para criar o capacitor de fluxo, mecanismo que possibilitaria a primeira viagem no tempo em 1985 - pelo menos na ficção narrada pelo filme...

A máquina do tempo foi construída num DeLorean, cobiçado e exótico carro esporte fabricado na década de 1980. A história dessa invenção e suas consequências foram contadas em "De Volta para o Futuro" de 1985 - um clássico para todos os inventores e fãs de ficção.



A viagem pelo tempo é um sonho antigo, almejados por muitos, que esperam um dia ser concretizada pela ciência. Sobre isso, o físico Michio Kaku explica quais são as tecnologias plausíveis em seu livro "Física do Impossível" (clique aqui para ler a versão digital).

Nessa obra, Kaku avalia o que só existe na ficção com as últimas teorias científicas, e classifica as possibilidades exploradas pela ficção científica em três classes: classe 1 - viável nos próximos séculos; classe 2 - alguma chance nos próximos milênios; classe 3 - provavelmente permanecerão como delírio humano. O autor sugere que um novo mundo esteja mais próximo do que se imagina... Como sempre digo, é sempre bom ouvir (nesse caso ler) físicos falando sobre física!

Parte das ideias do livro fazem parte da série de mesmo nome do Discovery Channel. Assista a alguns destes episódios abaixo:






Ficam as dicas...
Para começarmos, recomendo leitura do livro "De onde vem as boas ideias", de Steven Johnson. O autor revela padrões fundamentais que usa para investigar o desenvolvimento da tecnologia e da ciência ao analisar mais de 200 invenções e inventores. Nesse link é possível baixar a versão digital deste livro.

Outro livro interessante chama-se "idéias que revolucionaram o mundo", de 


Outra dica de revista, é a edição de número 800 da revista época, publicada em 2013, que celebrou seu aniversário com matéria sobre os 800 inventos mais significativos de todos os tempos e seus impactos na nossa vida - clique aqui para acessar.

Para os que acham que foram apenas invenções que modificaram nosso mundo, deixo a dica para a leitura do livro "17 equações que mudaram nosso mundo". Uma versão digital está disponível nesse link. Boa leitura!

Para finalizar, compartilho documentário mundo interessante do Discovery Channel sobre as 101 invenções que mudaram nosso mundo - assista pois é muito curioso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.