Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Objeto desconhecido cairá nessa sexta, dia 13 (atualizado)

O objeto WT1190F, de origem desconhecida, orbita a Terra já a alguns anos, e está com seu destino traçado: na próxima sexta-feira 13, ele deve cair ao sul da Índia. A imagem ao lado ressalta o provável local de queda.

Apesar de ser um objeto grande, não deverá trazer criar problemas, pois queimará quase que por completo durante a reentrada. 

Curiosos do mundo todo ficarão olhando para o céu para assistir o espetáculo - quer saber os detalhes?


Sobre o objeto
Ha alguns anos o objeto em destaque na foto ao lado, de origem desconhecida, foi detectado em órbita da Terra. Foi classificado como um satélite temporário da Terra, recebendo as designações WT1190F, UDA34A3 ou UW8551D dado por diversas agências internacionais que o analisou.

Sua primeira detecção aconteceu em 18 de fevereiro de 2013, pelo programa Catalina Sky Survey, um programa da Universidade do Arizona (EUA) cujo objetivo é descobrir asteroides e cometas que passam perto da Terra. Mas após algum tempo, desapareceu. 

No dia 29 de novembro de 2013 ele foi re-encontrado, mas os cientistas o perderam de vista novamente. E agora, no dia 3 de outubro desse ano ele foi detectado outra vez.

No último dia 9 de outubro (um dia antes da descoberta do Asteroide do Dia das Bruxas), astrônomos o observaram utilizando o Telescópio de 2,2 metros da Universidade do Havaí, e sua entrada na atmosfera da Terra ocorrerá no dia 13 de novembro de 2015, próximo do Sri Lanka, criando um brilho intenso no céu, que poderá ser visto mesmo durante o dia!

Dados Orbitais
Ele completa uma órbita ao redor do nosso planeta a cada 22 dias, e possui uma trajetória muita excêntrica, ou seja, não circular, conforme ilustra a imagem ao lado.


Seu brilho varia drasticamente por conta de sua órbita altamente alongada, conforme ilustra a imagem ao lado, chegando a magnitude aparente de 16 durante o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) e de 23 durante o apogeu (ponto mais distante da Terra).

Sua mudança drástica de brilho junto com perturbações gravitacionais que o objeto sofre ao passar próximo da Lua, criou muitas dificuldades para os astrônomos o identificarem e preverem sua órbita.


Lixo Espacial?
Dadas suas características - seu tamanho e densidade, que indica ser oco -, é muito possível que se trate de um objeto artificial, "uma peça perdida da história espacial que volta para nos perseguir", disse Jonathan McDowell, pesquisador do centro de astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos.

Poderia ser, por exemplo, uma parte de um foguete ou de um painel solar desprendido de missão recente à Lua.


Há ainda a possibilidade de que seja algo bem mais antigo, inclusive da era dos programas Apolo da Nasa (agência espacial americana).

Atualmente há 20 objetos artificiais identificados nessa categoria, que se movem em órbita distante.

Porém, estima-se que o número seja muito maior, embora seja impossível precisar a quantidade exata, devido a dificuldades de detecção desses objetos.


De acordo com dados mais recente da Nasa e da Agência Espacial Europeia, há cerca de 500 mil fragmentos de lixo espacial entre 1 e 10 cm orbitando nosso planeta.


Oportunidades
Observadores do mundo todo se preparam para observar a queda do objeto,. A expectativa é grande, pois durante a reentrada na atmosfera, o fragmento tornar-se-á por alguns minutos tão quente devido que brilhará no céu. 

A queda está prevista para ocorrer cerca de 100 km ao sul do Sri Lanka no dia 13 de novembro de 2015, às 06h19 UTC da manhã no Oceano Índico, 11h49 no horário local (Sri Lanka), e 04h19 pelo horário de verão do Brasil (03h19 nos Estados brasileiros que não estão no horário de verão). 

Obviamente, não será possível observá-lo do Brasil. Contudo, vários sites irão transmitir o evento ao vivo. É o caso do Galeria do meteorito, às 04h19 da madruga de sexta, dia 13 (se não tiver nada pra fazer, chega ai!!! - depois atualizo o post e divulgo o vídeo).

Sua chegada, por sorte, não representa perigo devido a sua massa e ao local previsto para a queda.

Será, sobretudo, uma grande oportunidade para coleta de informações e ampliação do conhecimento sobre a reação dos objetos ao atravessar a atmosfera.

Isso permitirá melhorar os modelos orbitais e as ferramentas para prever o reingresso de objetos na Terra.

Por outro lado, servirá para colocar à prova os planos que os astrônomos preparam para uma eventual aproximação à Terra de um objeto perigoso.


ATUALIZADO
A reentrada ocorreu como o previsto - assista ao vídeo.






Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.