Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 9 de julho de 2011

Veja Dicas para ser um astrônomo Amador

Achei algumas reportagens bem legais para quem deseja se tornar um astrônomo amador.
Grupo curitibano de astrônomos amadores Nevoeiros - saiba mais sobre eles



No portal Terra tem a reportagem feita com o mais conhecido astrônomo amador brasileiro, o engenheiro químico Tasso Augusto Napoleão. È uma leitura bem interessante para quem pensa que para olhar para o céu precisa de um telescópio. Leia a reportagem aqui,

Tem um artigo do site Astrosurf na forma de perguntas e respostas sobre o que é ser um astrônomo amador. Seu conteúdo foi escrito por 2 astrônomos portugueses e por isso a grafia é um pouco diferente da nossa, mas completamente acessível. Leia esse artigo aqui.

No  Portal do Astrônomo também tem um resumo desse artigo - pode ler aqui. (vale a pena navegar nesse site porque tem muita coisa bacana la... quando comprei meu binóculo, meu amigo Felipe me ajudou muito e recomendou eu ler as dicas desse site).

No site Astroamador voce também encontra várias dicas para iniciantes e muitos softwares pra seu micro.


Se você acha que astrônomo amador é coisa só para passar tempo, entao veja o que esse canadense encontrou olhando para o céu... leia a reportagem sobre sua descoberta aqui.

Tem também um brasileiro, de Assis-SP que nem sabia que usas fotos de Jupiter seriam usadas como referência internacional, citadas em reportagem da revista "Nature". Leia a reportagem que o jornal Estadao fez sobre o assunto.

Em outro post já tinha falado sobre uma menina de 10 anos que também fez suas descobertas olhando para o céu - leia uma entrevista sobre ela no jornal Folha de São Paulo.  Recomendo também um blog que achei de uma jovem aqui de Curitiba que mantem um site muito legal de astronomia. Clique aqui e saiba mais.

Veja nessa ilustração algumas contribuições feitas por "amadores" que a IstoE publicou - clique aqui se quiser ler a reportagem inteira)



Viu que para ser um astrônomo o primeiro passo é olhar para o céu?
Aproveite entao nossas noites frias das férias para observar e admirar as estrelas!
(lembre-se de compartilhar conosco o que você encontrar ,ok?)

3 comentários:

  1. Fábio e alunos dos quintos anos.
    Logo iremos na chácara do Borecki. Imaginem longe das luzes da cidade e o binóculo do Fábio, com certeza iremos nos surpreender...
    Um abraço, Marion.

    ResponderExcluir
  2. Fábio, estou realmente impressionada com o que as pessoas acham no céu, eu estou sempre procurando e procurando mas nunca acho nada muito impressionante, até mesmo nos lugares mais longes da cidade que já fui, tenho um grande paixão pela astronomia, espero que você me ajude.

    Marina 5 ano C

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito emocionado com seu comentário Mari! Isso mostra que você está aprendendo a olhar para o céu!

    PARABENS!!! você passou pela primeira etapa de nosso aprendizado!

    Saiba que olhar para o céu, e saber reconhecer e diferenciar as características de cada pontinho do céu (como o brilho, posição, movimento aparente, tamanho, etc) é o que todo astrônomo amador faz.

    A pergunta que você fez é o próximo passo... e é para isso que tenho em meu blog à esquerda um espaço chamado PROGRAMAS PARA SEU COMPUTADOR. Experimente baixar alguns deles - recomendo inicialmente o Stellarium. Esses programas identificam os pontinhos do céu e permite chegar bem pertinho deles, como se estivesse olhando com um binóculos ou telescópio.
    Em algumas aulas eu uso esses recursos, lembra?

    Alias, você poderá se maravilhar ao olhar para o céu com um bom binóculos, como o meu!

    Enfim, me procure novamente ao voltar as aulas que posso te dar dicas sobre isso.

    CONTINUE ASSIM MINHA ESTRELINHA!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.