Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Netuno completa 1ª órbita desde sua descoberta!

Achei muito curioso esse fato e por isso quero compartilhar com todos! Em uma de nossas aulas de astronomia durante o ano, falamos sobre as maravilhas do sistema solar. Visitamos vários planetas e luas e nos maravilhamos com as curiosidades que cada local nos revelou.


Hoje achei essa noticia sobre Netuno, um planeta gasoso mais distante do Sol, cujas nuvens azuis sofrem com intensas tempestades que ninguem conseguiu explicar até hoje...

Para entender o que essa data significa, continue a leitura deste post.



Nessa terça, dia 12/7/11, ele completou sua primeira órbita desde que foi descoberto há 165 anos - ou seja, ele voltou à "mesma posição" que ocupava quando foi descoberto - o jornal Estadão publicou uma notícia contando essa história. Leia aqui 

Para comemorar a passagem de mais 1 ano nesse planeta (que, se você não entendeu ainda, equivalem a 165 anos terrestres!), a Nasa publicou fotografias captadas com o telescópio espacial Hubble nas quais se pode observar seus tons azulados, descoberto quase por acaso. Veja umaa sequencia de fotos  visto daqui da Terra - dá para ver suas luas! Notem como ele tem um eixo de rotação bem inclinado - a duração de seu dia é de apenas 16 horas!



Para saber entre na página comemorativa feita pela NASA - clique aqui

A descoberta de Netuno dobrou o tamanho do Sistema Solar conhecido, já que o planeta encontra-se a 4,5 bilhões de quilômetros do Sol, 30 vezes mais longe que a Terra. Ele tem 8 luas e é quase 4 vezes maior (em diâmetro) que o nosso planeta. É considerado um gigante gelado, composto de hidrogênio, hélio, e metano (que lhe dá sua cor azulada por esse material absorver os tons vermelhos). Sua massa é 17 vezes maior que a da Terra! Por lá passamos apenas 1 única vez, com a sonda Voyager 2 em 1990. Abaixo uma montagem da passagem dessa sonda por lá - destaque para seus tênues conjuntos de anéis, somente descobertos quando a sonda passou pelo planeta e "olhou para trás".

Daqui da Terra, Netuno é um pequeno pontinho no céu (que até Galileu Galilei confundiu com uma estrela em suas observações que fez de Júpiter). Mas com um bom binóculo ou um pequeno telescópio dá para vê-lo bem. Devido ao seu tom azulado, foi batizado com o nome do deus dos Mares, para concordar com o nome dos demais planetas (seguindo o nome de desues romanos).
Vale assisitr o episódio sobre Netuno da série Guia de Viagens Interplanetárias, do NatGeo - pelo menos clique aqui e veja algumas fotos.

Parabens a Netuno! Aproveite a festa, pois a próxima só em 165 anos....  (agradeço por presenciar esse momento!)

ATUALIZADO:
Em 2012 essa data também foi lembrada pelos astrônomos - clique aqui para ler a reportagem divulgada pelo portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.