Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A arte do movimento: balé e esporte

O estudo do movimento é um dos grandes focos da física, e sua compreensão envolve duas áreas especiais dessa ciência: a cinemática (que analisa os diferentes tipos de movimento) e a dinâmica (que estuda as causas desses movimentos).

São inúmeras as situações nas quais o movimento pode ser analisado, previsto, e a primorado pela física.

Nos últimos anos, a cobiça pela melhoria no desempenho de atletas, por exemplo, elevou a física a um novo patamar: o interesse pelo funcionamento do corpo (e a isso chamamos de fisiologia) associado à situações de forças e transformações de energia que ele sofre criou uma nova área de estudo e aplicação - a biofísica.

Nesse tema achei um programa muito legal do Reporter SporTV, que foi ao ar dia 19/7/11, que relata como os conhecimentos desenvolvidos no balé (cuja técnica desenvolve flexibilidade, aprimora postura, e maximiza a ação das forças exercidas pelo corpo) pode beneficiar inumeros outros esportes, como o basquete.

A radio CBN veiculou uma reportagem em 4/3/12 extamente sobre essa reportagem do Sportv, mostrando a importância de se incorporar os movimentos do balé em outras áreas do esporte - ouça essa reportagem antes de ver o video - clique aqui.

IMPERDIVEL visão de aplicação da física nos esportes! (sem falar sobre a aula de postura, leveza e flexibilidade...) Assista esse programa abaixo:
(fonte: SPORTV - clique aqui para abrir a pagina original da reportagem. Nesse link tem um outro complemento dela.)


P.S.: nao sei porque o Sportv retirou esse video do ar... pena!!!!


Caso o video completo acima nao seja exibido, pode assisti-lo por partes:

Parte 1: Bale e Boxe


parte 2: Bale e Basquete



(tem outras partes que estou procurando...)



Muito alongamento a todos , e pouco impacto!


Segue abaixo uma breve transcrição do programa do Sportv (enquanto não acho o vide completo..)

A delicadeza do balé pode ser aplicada na rotina de preparação física de atletas de diversas modalidades, como o boxe, a ginástica artística, o tênis, o basquete e até o salto triplo.
A dança clássica pode estar no saque de uma tenista famosa, nas enterradas de um jogador de basquete ou em um salto de um atleta. O “SporTV Repórter” apontou como a delicadeza do balé pode ser aplicada na rotina de preparação física de atletas de diversas modalidades, como o boxe, a ginástica artística, o tênis, o basquete e até o salto triplo.

Boxe: Ex-campeão mundial de pesos-pesados no boxe, Evander Holyfield continua em forma aos 48 anos. Sempre lembrado devido ao confronto com Mike Tyson - no qual perdeu um pedaço da orelha direita, arrancado por uma mordida do oponente - o lutador tem no currículo 57 lutas. Foram 44 vitórias, sendo 29 por nocaute.

 O boxeador conhecido pelo corpo musculoso, pela força e golpes violentos durante a luta descobriu no fim da década de 80 que o balé poderia ser uma arma poderosa dentro do ringue.

- Eu era campeão mundial absoluto da categoria cruzador, sem nunca ter perdido uma luta, e então fui para a categoria peso-pesado para lutar com os caras grandes. Para lutar como eles eu precisava de algo que eles não tinham. No meu plano de jogo, a flexibilidade era fundamental - relembrou.

O resultado do trabalho com a professora apareceu no ringue. Holyfield acredita que se tornou campeão mundial por causa das aulas e que perdeu um título quando a professora teve um problema físico.

- Eu me tornei campeão mundial dos pesos-pesados por causa daquela senhora (a professora). Quando ela escorregou, quebrou o quadril e ficou sem ir ao meus treinos, perdi o tíitulo para Riddick Bowe.

Ginástica Artística: Os primeiros passos dos atletas da ginástica artística são no balé. A técnica que aprendem no início colabora para a elegância e leveza em acrobacias aéreas. - Precisamos ter (aulas de balé) desde pequenas realmente. Não temos que ser bailarinas, mas ter uma base do balé porque a gente utiliza muito nos movimentos da ginástica – afirma a ginasta Daniele Hypólito.

Tênis: Conhecida como bailarina do tênis, Maria Esther Bueno conquistou, nas décadas de 50 e 60, 19 títulos de Grand Slam. A maior tenista brasileira explica porque ganhou o apelido na época.

- Foi pela forma como eu jogava, a harmonia dos movimentos , o equilíbrio perfeito das mãos, da raquete, do corpo. Alguns anos atrás alguns preparadores físicos introduziram a dança e o balé para ajudar na preparação do tênis.

Um dos maiores tenistas da década de 80, o tcheco Ivan Lendl também usou a dança como parte do treinamento para melhorar a agilidade e leveza dos movimentos dos pés. Até os movimentos do atual número 3 do mundo, Roger Federer, já foi comparado, pelo jornal americano New York Times, aos do russo Mikhail Baryshnikov, um dos maiores bailarinos da história.

Basquete:  Nas quadras de basquete, eram os saltos de Michael Jordan que chamavam a atenção na Liga de Basquete Americana. O "SporTV Repórter" promoveu um encontro entre jogadores do time de basquete do Joinville e integrantes do Balé Bolshoi – única filial da escola russa fora do país - para comparar os saltos dos atletas.

Ao analisar o salto dos atletas e dos bailarinos, foi observado que os dançarinos, apesar de menor estatura, conseguiram saltar mais alto que os jogadores. Surpresos, os jogadores de basquete resolveram participar de uma aula de balé e estão confiantes em usar as técnicas nos treinamentos.

- A palavra é adaptação. A gente vai adaptar. Agora o balé vai ser implementado no planejamento do basquetebol de Joinville. Não tenha a menor dúvida – afirmou o técnico da equipe, Alberto Bial.

Atletismo: O novo desafio do preparador físico Antônio Carlos Gomes desde o início do ano é incluir a leveza e o controle dos movimentos do balé nos treinos de Jadel Gregório, atleta do salto triplo e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

- No chão, um leão. Saiu do chão, um bailarino. Ou seja, pegar o solo com muita potência, muita velocidade. A partir do momento que ele ganha flutuação no ar, ele precisa ser o mais solto, o mais leve possível. Os movimentos têm que acontecer com muita amplitude - afirmou Gomes.

Em uma sala de ginástica artística, o atleta treina em uma cama elástica em busca da leveza no salto.

- Se a gente reparar, o pessoal do balé sai do chão muito rápido e tem um controle no ar. É esse controle que eu quero ter. Aqui é onde faz a união do pássaro sem asa que agora está conseguindo ganhar asa. Se sem a asa a gente já saltava, imagina o que não vamos fazer com a asa – disse o atleta.

Grupo Katakló: Bailarinos, que são ex-ginastas, mostram no palco como o esporte e a dança podem ser uma coisa só. O grupo italiano Katakló acredita que o passado dos bailarinos no esporte ajuda no desempenho da dança. E que a dança também pode ser útil ao esporte.

- A dança ajuda a ser esportista. Há muitos anos não, porque era mais separado. Mas hoje em dia, a dança, com certeza, ajuda, mesmo que seja só para esquentar o corpo, alongar mais ou dar o máximo de si em um palco também – analisou a bailarina Elisa Bazzocchi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.