Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Primeiro veículo na Lua comemora 40 anos

A aula de astronomia dessa semana tem como objeto de estudo nosso astro mais próximo: a Lua. Fonte de inspirações e admirações, a cobiça por nossa única Lua é bem antiga e diversa. Reverenciada desde a antiguidade, sendo a casa de "deuses" e heróis mitológicos, nosso único satélite natural interfere intensamente na forma como nosso Planeta evolui.

Veja na sequencia desse post vídeos que contam um pouco da história da conquista da lua e, com a ajuda de nosso amigo Marcelo Gleiser, entenda como ela provavelmente se formou.


No 8° episódio da série "Poeira das Estrelas" apresentada pelo Físico Marcelo Gleiser no Fantástico em 2010, a teoria mais aceita sobre o nascimento da Lua é por ele narrado. Nessa história imperdível, Gleiser mostra que tal nascimento ocorre num passado muito violento de nosso planeta, e que a Terra e Lua possuem uma ligação muito forte. Assista esse documentário abaixo:


Sim, a Lua é Filha da Terra! E isso não é só uma frase poética... ao que tudo indica, essa é uma afirmação científica, pois as 6 missões Apollo que levaram o homem à lua na década de 1970 trouxeram amostras de solo e rochas que possuem características idênticas do que temos aqui na Terra. As atuais sondas que a orbitam (que ao todo são 3), também confirmam essas semelhanças.


A primeira vez que o homem pisou na lua foi no dia 20/07/1969 - ha 42 anos. A famosa missão Apollo 11 imortalizou Neil Armstrong e Buzz Aldrin, primeiros homens a pisar na lua. Desde então apenas as missoes Apollo 12, 14, 15,16 e 17 conseguiram de fato pousar nesse astro, levando ao todo apenas 10 homens para lá.

Esse grande envento foi transmitido ao vivo para o mundo todo, numa época em que até os aparelhos de televisão eram raros nas casas... Incrivel como as coisas evoluiram nesses 40 anos - e as missões à Lua contribuiram muito para várias inovações que usamos em casa atualmente. Assista ao video original dessa transmissão, que registrou a simples e grandiosa frase de Armstrong: "um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade". (é de arrepiar ver isso!)



Assista também o astronauta Buzz Aldrin pulando feito um canguru e se divertindo como criança em solo lunar:



O video abaixo contém um breve relato dessa conquista feita pelo site Apollo11.com (que aliás é uma das minhas fontes de informações para as aulas e o blog):


Detalhes mais completos dessa história você encontra no site Apollo11 - clique aqui para saber mais.

O blog Tecnoclasta publicou um breve relato em imagens do projeto Apollo - material esse bem interessante. clique aqui para vê-lo.

Talvez além da Apollo11, a missão que mais nos lembramos seja a Apollo13, retratada em filme com o Ator Tom Hanks - assista a esse filme para entender como foram as missões Apollo e o que ocorreu com o fadado numero 13.

Como registro histórico, a revista Veja mantêm seu arquivo digital uma coleção especial sobre essa grande conquista. Conheça essa coleção e o projeto Apollo aqui.

No site da NASA você encontra o relato histórico oficial do projeto - clique aqui para conhecer o Projeto Apollo por seus criadores. (observe a simplicidade dessas páginas, que contem as informações de uma época que não havia internet...)

Nessa semana, a missão Apollo 15 completa seus 40 anos: em 26/7/1971, foi a quarta alunissagem (equivalente a uma aterrissagem, mas na superfície da Lua), e a 1ª que levou para nosso astro um veículo lunar - veja uma foto dele abaixo, sendo reabastecido pelo astronauta Jim Irwin. Com o novo veículo, a tripulação podia alcançar distâncias maiores em relação ao módulo lunar, quando comparado com as missões anteriores. A operação foi concluída no dia 7 de agosto de 1971. O jipe está lá até hoje e foi utilizado pelas missões 16 e 17.

Atualmente nossos olhares em órbita da Lua estão com a sonda Lunar Reconnissence Orbiter, da NASA. Diariamente envia dados (com muitas fotos) de nosso satélite que nos ajudam a entendê-lo melhor. Para conhecer essa missão, clique aqui e visite seu site. Abaixo, uma montagem de sua visão:


O Google utiliza esses dados e mantem um mapa interativo da lua muito legal!!! Dá para visitar todos os detalhes de nosso astro mais próximo - clique aqui e tire um tempinho para conhece-la de perto.
Contudo, se você já é quase um astrônomo de verdade, pode conhecer mais sobre a Lua através de um site da NASA bem mais completo e científico: é o Projeto de Modelagem e Mapemaneto Lunar - http://pub.lmmp.nasa.gov/ (eu fico com o do Google por hora...)


Como falei em aula, dava para passar o ano todo falando só da Lua, tamanho é o volume de informações que temos desse astro e como ele interfere em nossas vidas... Mas vou terminar esse post por aqui.


Gostou? Então volte do mundo da Lua e registre seus comentários ai. T+

8 comentários:

  1. vcs realizaram um trabalho otimo!!!! parabens!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio!
    Mas identifique(m)-se para receberem diretamente os elogios.
    Valew!

    ResponderExcluir
  3. oi professor queria saber se realmente podemos descobrir sobre outros planetas em meteoros.marcoAauréleio

    ResponderExcluir
  4. OI Marco Aurélio! Sua pergunta é muito boa - e simples!!
    Sim, podemos conhecer mais sobre a formação dos planetas estudando meteoros. POis ambos se formaram juntos com o sistema solar e contem basicamente os mesmos elementos. Mas os meteoros tem em sua estrutura sinais do processo que formou nosso sistema - e é isso o que os astrônomos buscam! Eles acreditam que os meteoros podem carregar consigo materiais orgânicos que serviram como a basa para a origem da vida!
    Essa é a principal linha de pesquisa atualmente que envolvem os meteoros.
    Obrigado por sua pergunta!

    ResponderExcluir
  5. oi professor eu gosto bastante de astronomia e queria saber se vc poderia me ensinar sobre algumas coisas sobre o sistema solar .marco aurelio

    ResponderExcluir
  6. Oi Marco! claro que posso te ajudar... mas antes, preciso saber em que serie você está e o que te mais curiosidade em saber...
    Enquanto espera, pode procurar assistir a série "Guia de Viagens Interplanetárias" do canal National Geografics... tem em locadoras também!
    Meus pequenos astrônomos fizeram uma jornada aos planetas passeando pelas incríveis imagens dessa série (quem viu relate ai para o Marco o que achou)..
    Bem, por hora é isso. Nos vemos no futuro!

    ResponderExcluir
  7. oi professor queria saber se no futuro a um buraco negro vagando pelo espasso que posso entrar no nosso sistema solar e comesar a ingulir todos os planeta inclusive o sol?seu querido aluno Marco Aurelio

    ResponderExcluir
  8. OI Marco.
    Buracos negros não vagam sozinho pelo espaço pois precisam de materia que os alimente... como são muito "gulosos", a única "coisa" que tem matéria suficiente para alimenta-los é uma galáxia inteira! portanto, os buracos negros são localizados somente no interior das galáxias (geralmente no centro - e por isso dizemos que toda a galáxia, como a nossa, orbita ao redor deles).
    Por isso é muito difícil que nosso sistema solar seja Engolido por um objeto desses...
    obrigado por sua pergunta!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.