Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atlantis pousa com sucesso

A era dos ônibus espaciais chega ao seu fim depois de 30 anos!
O Atlantis, spaceshuttle de 15 anos e último em operação, pousou as 06h56m pelo horário de Brasilia, na manhã dessa quinta, 21/7/11, com sucesso. Ele ficou 13 dias no espaço e levou mais de 4 toneladas de suprimentos para a Estação Espacial. Seu pouso ocorreu na Flórida, no cabo Canaveral e foi um pouso noturno (eles estão a 1 fuso horário antes de nós).

Clique aqui e veja a notícia completa direto do site da NASA. Está ai a foto direto da NASA com esse pouso.

Assista aqui o vídeo  com o pouso da Atlantis:


Se você usa o Google Earth, a NASA preparou um mapa do caminho seguido pelo Atlantis durante sua decolagem e sua reentrada. Clique aqui para ver essa notícia e baixar os applets (ATENCAO: é necessário ter o Google Earth instalado!)

Assista ao vídeo desse pouso. (lembre-se que eles não tem motores, e portando ele vai como um aviao sem motor! A descida requer calculos muito precisos - que qualquer aluno de 8ª série pode fazer...)


Veja o que disse o lider a missão sobre o fim dessa era:


Leia a reportagem que a revista Veja publicou após o término da missão sobre a emossão dos funcionários com o término da missão - clique aqui

As missões de um ônibus espacial seguiam um roteiro, apresentado resumidamente no esquema abaixo:

Achei uma imagem térmica (ao lado), que mostra como o calor se distribui pelo ônibus durante a decolagem. Os pontos vermelhos são os mais quentes (superando os 3000 °C!!)


O Atlantis repousará agora no museu do Kennedy Space Center, também na Flórida, e se juntará ao Enterprise (ônibus construido para testes orbitais). Há outros 2 ônibus espaciais em museus nos Estados Unidos: o Discovery, que está no Museu Aero Espacial Smithsonian em Washington, e o Endeavour, que está no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.

Portanto, se em algum momento forem para esses lugares, não percam a chance de conhecer essas grandiosas máquinas de perto! (4 amigos meus aceitaram minha sugestão e passaram por lá depois que foram à Disney nessas férias!!)

Só para lembrar (e responder a pergunta que lancei em outro post), 2 outros ônibus também entraram em funcionamento nesses 30 anos, mas que tiveram um fim trágico: o Challenger, que explodiu durante a decolagem em janeiro de 1986, e o Columbia, que desintegrou-se durante a volta para casa em janeiro de 2003.

Depeço-me com um vídeo de alguns momentos dessa última missão da Atlantis :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.